Nesse momento em que todo o Estado passa pela pior crise da sua história é importante exaltarmos tudo que já tem sido feito pra que possamos superar mais essa adversidade. O Rio Grande do Sul tem no agronegócio a base da sua economia e é importante vermos que mesmo enfrentando enormes dificuldades, nossos agricultores ainda se mobilizam para ajudar outras pessoas.
Iniciativas no campo
Um projeto muito interessante nesse sentido foi criado pelos egressos do curso de Agronomia da UFSM, Isabeli Wolski Brendler e Alan Kochenborger, ambos são produtores rurais na região de Cachoeira do Sul e tiveram prejuízos nas suas propriedades, mas, mesmo assim, estão se organizando e arrecadando recursos para quem mais precisa.
Projeto SOS Interior
Esse projeto visa juntar dinheiro para auxiliar os trabalhadores rurais, pessoas muitas vezes humildes, mas de extrema competência e fundamentais no agronegócio. Muitos desses trabalhadores vivem em propriedades rurais e tiveram seus pertences levados pela enchente. Portanto quem tiver interesse em colaborar com esse projeto pode procurar informações pelo instagram @beliwb.
Importância da UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria, dentro do seu papel de estar sempre auxiliando a região onde está inserida, tem realizado diversas ações para apoiar a comunidade nesse momento difícil. São inúmeros projetos realizados por servidores e por estudantes da UFSM, desde a recuperação gratuita de equipamentos eletrônicos afetados até produção de sabão líquido para as vítimas das enchentes.
Ações voltadas ao campo
Os estudantes dos cursos do Centro de Ciências Rurais da UFSM tem se empenhado em diversas ações buscando auxiliar produtores da região e a comunidade em geral. Desde que iniciaram as chuvas no Estado se multiplicam as iniciativas, muitas delas organizadas diretamente pelos nossos estudantes.
Alguns bons exemplos
Os estudantes do curso de Agronomia da UFSM já auxiliaram na limpeza das casas dos atingidos na vila Fighera, Nova Palma e outras cidades da região. Além disso, organizaram uma rifa solidária que todo o dinheiro arrecado já está indo para as famílias atingidas. Apenas com os números já vendidos foram entregues 100 cobertores, organizado um risoto para os atingidos, bem como a distribuição de alimentos e produtos de limpeza.
Futuro do campo
Em uma ação conjunta dos estudantes da Agronomia, da Engenharia Florestal e da Tecnologia de Alimentos, foi feita uma visita às crianças da ONG Cipriano aqui em Santa Maria, levando não somente lanches e kits de limpeza, mas também a esperança de dias melhores.
Todos esses exemplos aqui citados e tantos outros trazem a certeza de que o nosso querido Rio Grande do Sul irá se reerguer, sim, pela força do seu povo e com o apoio do agronegócio gaúcho!